O nome oficial da velha e histórica Ponte
de Igapó é Ponte do Potengi (?) Presidente Costa e Silva (que ninguém sabe, nem
mesmo as autoridades do trade turístico potiguar, e até mesmo, os Guias de Turismo).
Vivemos um retrocesso turístico
Ela está literalmente abandonada pelos órgãos municipais, estaduais e federais.
Mantida (?) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
a velha e chorosa ponte que está se deteriorando, e pode cair a qualquer
momento, clama por socorro.
Por ela trafegam os trens urbanos de Natal que vão até Ceará Mirim, passando
por Extremoz (dois importantes municípios do nosso turismo), órgão federativo
que não ultima providências para a total recuperação da ponte.
A data de abertura da primeira ponte aconteceu nos idos de 20 de abril de 1916
(102 anos). A segunda ponte foi inaugurada em 1970 (47/48 anos). É um
importante elo entre o centro de Natal e a Zona Norte – principalmente a
ligação com o novo Aeroporto Internacional de Natal, denominado de Governador
Aluizio Alves, situado no município de São Gonçalo do Amarante. E o mais
importante: é um “point” histórico e cultural da capital do Rio Grande do
Norte. Liga as margens do exuberante Rio Potengi, e não se cobra pedágio.
O fluxo de tráfego é literalmente intenso em ambos os sentidos, e é
desordenado, congestionado, porque falta planejamento no contexto da
trafegabilidade. A iluminação é precária. Logo na descida do viaduto existem
paradas de coletivos que são um verdadeiro inferno (existe, inferno?) na vida
dos motoristas, passageiros, e pedestres. Sobre a BR não tem passarelas.
As condições das pistas e das sinalizações do trafego e turísticas são
literalmente inexistentes. Para o completo melhoramento, urgem providências
orginárias partindo do bairro das Quintas até o Gancho. Pasmem! Na subida do
viaduto (ida e volta) tem semáforos, que provocam o gigantesco e irritante
engarrafamento. Falta segurança, principalmente da nossa importante Polícia
Militar. A Rodovia é Federal.
O Rio Potengi que está sendo poluído às vistas das autoridades municipais,
estaduais e federais, nenhuma providência estão sendo adotadas para salvar o
lindo Rio Potengi, presente gracioso de Deus, porque o Criador
HISTÓRICO
As pontes foram construídas duas pontes; a primeira foi construída em 1913,
concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro
e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era
a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o
transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então
só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações.
Construída durante o governo do Desembargador Ferreira Chaves, possuía uma
extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70.
Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros
indo para aquela zona, a estrutura metálica foi esquecida, e ao lado dela, foi
construída uma segunda ponte com sustentações de concreto e ferro.
Essa segunda ponte foi construída (concluída) em 1970. Em 1988 foi construída
pela Ecocil a terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só,
com 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma via férrea. A estrutura
metálica foi comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício
e insatisfatório, algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. do
Universo, não cobra pedágio, só cobra a FIDELIDADE e o cumprimento das suas
Leis, que são imutáveis.
FONTE – REVISTA DO
TURISMO
Com 606 metros de extensão e 12 metros e
meio de largura, a Ponte de Igapó recebe, diariamente, cerca de 80 mil
veículos, 37 linhas de ônibus e 13 viagens de VLT
Com o aumento
da frota automobilística, o monumento de ferro foi desativado em 1970 e
edificada uma segunda ponte sobre o rio, desta vez de concreto armado, batizada
de Presidente Costa e Silva e conhecida popularmente como Ponte de Igapó, construída
na administração do governador Monsenhor Walfredo Gurgel
Mais
tarde, em 1990,no governo de Geraldo Melo, a última parte (sentido Centro-Zona Norte) foi
edificada, aumentando a mobilidade e ganhado status de rodoferroviária. A ponte
de Igapó continua sendo até hoje a principal via de acesso da zona norte às
demais zonas da cidade.
Além dela, existe a ponte Newton
Navarro, inaugurada em 2007.
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