Construída há mais de 100 anos, a Ponte de Igapó é um dos mais famosos acessos para os bairros da zona Norte, onde carros, ônibus, pedestres e trens circulam todos os dias. A mesma foi construída em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 (ano que vem aquela estrutura completa 100 anos). Havia apenas duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Natal aos municípios do interior do Rio Grande do Norte. Foi uma das três primeiras pontes brasileiras que ainda permanece “viva”.
Recentemente, a gente achou uma imagem para
mostrar como era a ponte por dentro. Veja essa imagem a seguir de 1939,
registrada por José Guará:
Erguida sobre o estuário do Rio Potengi, a Ponte de Igapó, cujo nome
oficial é Presidente Costa e Silva, é a principal via de acesso da população da
Zona Norte e de municípios vizinhos, como Ceará-Mirim e Macaíba, às demais
zonas da cidade de Natal. Construída há 47 anos, a estrutura de concreto armado
não passa por reparos há 27 anos. Embora a cidade conte hoje com um novo
equipamento, a Ponte Newton Navarro, que liga os bairros de Redinha e Santos
Reis, a Ponte de Igapó continua sendo muito utilizada, atendendo a um grande
fluxo de transporte de passageiros. Pelo tempo que foi construída, já foi alvo
de especulações sobre um possível desabamento, devido ao desconhecimento de
reformas na estrutura.
A estrutura tem 606 metros de extensão, 12,6 de largura e recebe um
fluxo de 37 linhas de ônibus municipais, 14 linhas de ônibus interurbanos, 13
viagens diárias de trem, além do tráfego de aproximadamente 60 mil veículos
diariamente. A última manutenção foi realizada em 1990, segundo o DNIT.
FONTE – BRECHANDO
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